quarta-feira, 26 de março de 2014

Look para Thássia Naves


Leblon, tarde de terça-feira num dos shopping mais refinados do bairro carioca. Não parecia que em poucos minutos um fenômeno da bloguesfera iria estar autografando o seu primeiro livro. Algumas convidadas desfilavam suas Chanel 2.55, de modo que qualquer outra bolsa se destacava bem mais. Chandon e buffet Cavist eram servidos. A calmaria não combinava com a agitação que foi a noite de autógrafos do mesmo livro em São Paulo. É assim que o Rio de Janeiro pensa moda: um piquenique domingo à tarde na Lagoa, promovido pela Farm, com seu estilo boho chic, chama mais atenção que uma tarde no Shopping. 

Enquanto esperava a Thássia Naves, pude folhear o seu livro, Look, e me encantar com o que via. A autora, uma jovem bilionária que sozinha levou o sobrenome da família ao Brasil e deu visibilidade aos pais e irmãos, chega lindíssima. Muito mais linda que em qualquer foto tratada. Apropriada para a ocasião: Usava um conjunto da Fabulous Agilitá, grife onde acontecia o evento, cabelos presos e maquiagem dignos de uma noiva e condizendo com uma tarde de autógrafos num Shopping. Algumas celebridades chegavam de vestidos longos, cílios postiços e uma série de excessos. Quem queria saber? Todos os olhos estavam naquela que tem um nariz que você e eu podemos ter, um sorriso que assumidamente não gosta e um braço que esconde preferindo peças com mangas, assim como fazemos com alguma parte dos nossos corpos. Em tempos de modelos perfeitas, Thássia se destaca por mostrar que todas nós podemos usar a moda à nosso serviço e não estar a serviço dela. E é sobre isso que se trata Look.


Antes mesmo de iniciar o autógrafo, a blogueira foi capaz de me perguntar como estava sendo morar no Rio, como lidava com a saudade da família, o que tinha achado de seu livro... e seguimos conversando. A mesma atenção foi dada a todas. Não parecia que ela já estava há dias seguidos atendendo milhões de pessoas ou encarando pontes aéreas. A simpatia mineira não se resume ao mundo virtual. Thássia é atenta àqueles que fizeram dela um ícone de moda e inspiração. Contida, prefere uma boa conversa à gargalhadas afetadas. Assim se cria um mito em tempos modernos.

O livro foi muito bem pensado. Não espere ver em Look referências a grifes. Qualquer peça usada nas fotos não tem citações de marcas. Estão ali apenas para servir de exemplo. A ideia é conscientizar sobre a importância de conhecer o próprio corpo e fazer boas escolhas na hora de comprar, preferindo peças que falem sobre sua personalidade à tendências.


Thássia defende a desmistificação de rótulos. Segundo ela, todas nós temos um pouco de cada estilo e não precisamos nos prender a determinada categoria. O certo ou errado ficou no passado. Moda, de acordo com a mineira, tem a ver com atitude e autoestima. 

Ela propõe uma faxina no guarda-roupa e nos ajuda a identificar o rumo das peças sugerindo algumas perguntas. Depois, propõe a compra certa: "Ninguém precisa gastar uma fortuna para produzir looks arrasadores", diz. Então, somos induzidos a listar clássicos que valem o investimento (nunca indicando marcas) e quais as peças que não usaríamos. Sempre nos deixando muito à vontade para fazermos nossas próprias listas. A seguir, uma série de dicas para se vestir para diversos tipos de compromissos sem precisar passar correndo num shopping. Usando o que temos.


O capitulo IV é um presente aos curiosos. Nele, Thássia revela pensar todos os acessórios e beleza na hora de se produzir. Lista suas maquiagens favoritas e seus cuidados com os cabelos. Ensina penteados e fala como funciona sua estratégia para não esquecer nenhum item.

Logo somos convidados a viajar por roteiros turísticos. Sem ostentação, indica restaurantes e viagens acreditando que o contato com diversas culturas e pessoas é importante na formação do nosso estilo e como pessoas.  

Um capitulo inteiro é dedicado àqueles que a inspiram. E ela sugere que tenhamos nossas inspirações também. Finaliza falando um pouco sobre si e sobre o blog e agradecendo.


Confesso que fiquei muito encantada com a forma como ela escreve, objetiva, e a escolha dos temas. Thássia consegue contemplar todos os assuntos relacionados à produção de um look e à importância de se conhecer, fazer escolhas sem a influência das tendências mas valorizando nosso estilo. O livro acaba sem que tenhamos vontade de ir ao Shopping, mas tendo vontade de nos conhecer mais e mais e soltar esse estilo, que só tem valor quando é original - só nosso - e sem rótulos.  

A fashionista que protagonizou um leilão beneficente de centenas de peças suas em dezembro de 2013 e, logo depois, anunciou a finalização da construção de um andar acima da sua suite, na mansão da família, para a criação de um closet digno de matéria da Vogue, com acessórios de moda tão clássicos e valiosos que compõem a decoração, lança um livro onde o consumo não é importante.  

Texto Mila Buarque
Imagens Vogue

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nós da La Buarque ficamos super gratos à sua contribuição. Seus comentários e críticas são bem vindos! Obrigada