terça-feira, 3 de setembro de 2013

Fábrica Arquitetura - por Ana Maria Freire e Camilla Pereira Tenório

Há 3 anos, numa das salas do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, da UFPE, 6 colegas planejavam montar um escritório juntos. Dos 6, restaram Ana Maria Freire e Camilla Pereira Tenório. Depois de muitas pesquisas e estágios em escritórios renomados, como o dos famosos arquitetos recifenses Zezinho Santos e Turíbio Santos, elas já tinham bagagem para começar a alçar vôo sozinhas. Surgiu há 2 anos o Fábrica Arquitetura, que ganhou há 4 meses um escritório físico moderno e aconchegante, cheio de estilo e bom gosto. Até então, as reuniões eram feitas nas casas dos clientes e restaurantes.

Mas, montar um escritório requer muita força de vontade e disponibilidade. Tanto, que as arquitetas, que conseguiram se destacar no mercado pernambucano em tão pouco tempo, ainda precisam se desdobrar entre as visitas às obras, o trabalho no escritório, e os cargos no Tribunal de Justiça de PE. Além de encontrarem tempo para complementar os estudos com Pós-Graduações em Ergonomia e Iluminação.


Segundo Ana Maria, "80% dos estudantes de arquitetura não trabalham na área ao se formarem e o índice de desistência durante o curso é muito alto. Quando você começa, não tem projeto para mostrar, então, é necessário trabalhar em outra função ou outros escritórios enquanto monta o seu próprio negócio."

Para as sócias, há espaço para todo mundo no mercado desde que haja disposição para trabalhar nos fins de semana e feriados e investir no negócio. "Se a pessoa tem talento e segurança do seu trabalho, vai ter espaço no mercado." diz Camilla. 



O maior desafio do escritório é trabalhar em projetos com apartamentos de 40, 50 ou 60m². Organizar tudo em espaços pequenos fez a profissão deixar de ser vista como supérflua e passar a ser necessária nos últimos anos. Além do mais, há uma preocupação na Fábrica Arquitetura em resolver a questão dos espaços sem estourar o orçamento dos clientes. Para isso, as profissionais fazem muitas visitas a lojas e sites, onde descobrem novidades, tendências e preços acessíveis para móveis e objetos de decoração.

Mas, segundo elas, o resultado fica mais interessante quando as casas já tem objetos que contam a história da família. O desafio é ter esses objetos como ponto de partida para projetos que fogem do comum e mostram a personalidade dos moradores. Além de baratear a parte mais cara de um projeto de interiores, a finalização com obras de arte. 

Antes de estudarem Arquitetura, elas viram as famílias passarem por situações complicadas com outros profissionais da àrea, como obras inacabadas, falta de comprometimento. Então, decidiram que o norte do Fábrica seria o cumprimento de prazos.  




Entre suas referências, estão Zezinho Santos e Turíbio Santos, Jerônimo da Cunha Lima, Marcio Kogan e Niemeyer. 


Para quem quer abrir seu próprio escritório e ter o mesmo sucesso do Fábrica Arquitetura, as sócias contam o segredo:

"Não pode pensar em desistência, tem que ter talento, força de vontade, tudo junto. Respeitar o gosto do cliente, ser flexível e atender a todos os estilos. A palavra final é sempre do cliente, claro, com os toques da nossa experiência. Trabalhamos influenciados pelo orçamento do cliente, pela utilidade do projeto e não apenas pela estética. Tem que ter flexibilidade para entender que no diálogo com o cliente o projeto pode mudar várias vezes, virar outro e até ficar bem melhor. 

O que não pode é ter medo de começar. Tem que ter o espírito empreendedor de arriscar, ter persistência e disponibilidade, aprender a lidar com as pessoas a cada dia, com os percalços do caminho, aprender com o que a experiência fala, perseverar, ter força de vontade para meter a cara no mundo e se lançar no mercado."



Fábrica Arquitetura
Rua Hermógenes de Moraes 304b - Madalena 
Recife PE

Alguns Projetos do Fábrica Arquitetura


















por Mila Buarque

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nós da La Buarque ficamos super gratos à sua contribuição. Seus comentários e críticas são bem vindos! Obrigada