terça-feira, 17 de junho de 2014

O mal que estamos fazendo para nossas crianças

Nós, mulheres reais, somos vítimas de padrões rígidos de beleza que nos são impostos de forma velada ou agressiva através da internet, das revistas, dos desfiles de moda. Muitas de nós acabamos tendo transtornos de auto-estima, alimentares e físicos quando não conseguimos nos aceitar. 

Para piorar, na era das redes sociais, as crianças estão sendo expostas a comentários maldosos e discriminações pesadas. 


Semana passada, o mundo se chocou com uma norte-americana que abriu uma petição para fazer com que Beyoncé e Jay Z penteassem o cabelo da filha Blue Ivy, de 2 anos. Pior, foi a petição conseguir 5 mil assinaturas e comentários como esses:

- “Eu odeio quando a mãe parece custar 1 milhão de dólares com o cabelo todo feito e parece que a filha nunca viu um pente desde que nasceu.”
- “Porque se fosse com qualquer outra pessoa, isso seria considerado negligência, e Beyonce seria vista como uma mãe ruim.”
- “Blue não consegue se defender. Alguém tem que fazer isso por ela.”
- “Porque é abuso infantil e isso tem que parar.”

Com a repercussão, a mulher disse que tudo se tratava de uma brincadeira. E, ao que tudo indica, Beyoncé cria a menina bem livre dos padrões rígidos de beleza a que se submete. 

Essa semana, North West, filha de Kim Kadarshian e Kanye West, que acabou de completar 1 ano, voltou a ser algo da internet ao aparecer de orelhas furadas com um brinco de Diamante: 


A apresentadora Katie Hopkins escreveu em seu Twitter: "North West. Se existe algo pior que uma criança feia, é uma criança feia de orelhas furadas."

Ainda recém-nascida, a menina foi alvo de comentários maldosos que pediam que a sobrancelha dela fosse depilada. E, para aumentar ainda mais a exposição da criança, 10 dias depois, uma nova foto mostrava as sobrancelhas da bebê separadas e desenhadas. 


Quem acompanha a vida das Kadarshians sabe que elas dão, literalmente, o sangue pela aparência e chegam a desmaiar de tanto se exercitarem e fazerem dietas malucas. Além dos investimentos bilionários em tratamentos estéticos, cirurgias, roupas... Tudo pela aparência:


As mães dessas crianças escolheram fazer da aparência um empreendimento milionário. Mas, essas crianças não. E a exposição e comparação pode ter um fim muito triste para o psicológico delas. Algo muito parecido pode estar acontecendo com nossas crianças. Precisamos tomar cuidado para que elas cresçam livres de padrões, que se aceitem com suas particularidades e só na idade certa decidam que padrões seguir ou quebrar. Nenhum procedimento estético, por mais simples que seja, é aconselhado a menores de 12 anos. 

É preciso cuidar de nossas crianças, não expondo-as, nem cobrando delas que sejam algo que não são. Porque se dói em nós, que somos seres formados, imagina na construção da auto-imagem de seresinhos tão influenciáveis e frágeis, que merecem toda nossa atenção e cuidado... 

Texto Mila Buarque
Imagens Petiscos e Starving 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nós da La Buarque ficamos super gratos à sua contribuição. Seus comentários e críticas são bem vindos! Obrigada