Essa semana, Vic Ceridono esteve no Recife para gravar com Camila Coutinho o reality #CamiEVicTakePE e entre os compromissos, conversaram com leitores no Shopping RioMar e deram várias dicas para quem quer trabalhar com moda e beleza ou se tornar blogueiro(a). A conversa você confere aqui em 2 partes:
Como você começou o blog, Camila?
Camila - Eu comecei o blog falando das celebridades americanas. Há 8 anos eu e minhas amigas entrávamos nos blogs gringos e mandávamos os links umas para as outras por email. Então, eu resolvi criar um espaço para escrever e elas comentarem por ali mesmo, sem precisar trocar emails. E eu brinco que o blog é meio Harry Poter, foi evoluindo comigo, eu fui apurando gramática, design...
Camila Coutinho e Vic Ceridono no Cais do Sertão em Pernambuco
Camila - Eu comecei o blog falando das celebridades americanas. Há 8 anos eu e minhas amigas entrávamos nos blogs gringos e mandávamos os links umas para as outras por email. Então, eu resolvi criar um espaço para escrever e elas comentarem por ali mesmo, sem precisar trocar emails. E eu brinco que o blog é meio Harry Poter, foi evoluindo comigo, eu fui apurando gramática, design...
Como vocês se conheceram?
Vic - Tinha, tipo, 8 blogs no Brasil, e a gente fez amizade virtual. Você (Camila) viu uma matéria no Chic sobre os blogs legais. O meu tava lá. Um nepotismo, afinal, eu era do Chic. Valeu, Chic!
Camila - O meu não tava. Fui excluída. Aí, eu muito cara de pau, vi todo mundo que tava lá e mandei email para os que eu gostei, uns 3, dizendo 'Oi, eu também tenho blog. Vamos ser amigas?'
Vic - E daí ela falou que morava em Recife e aí eu falei 'Ah, então quando você estiver em São Paulo vamos combinar!'. E daí a gente se encontrou no Santo Grão.
Camila - Muito bizarro, né? A gente não se conhecia. E é muito engraçado a gente ter topado se encontrar e ficamos conversando um tempão.
Como vocês lidam com crítica?
Camila - Eu encaro muito leve porque não tem como você atingir muita gente sem ter um percentual de rejeição. É se levar muito a sério, né? É se achar muito. Achar que todo mundo vai te amar. E aí eu acho que você tem que lidar com bom humor.
Vocês aceitam todos os comentários no blog ou passa por uma moderação?
Camila - Eu modero. A pessoa deu a opinião dela para mal ou para bem eu libero. Eu só não libero quando é desrespeitoso. Tipo 'Obesa!', 'Horrososa!'...
Vic - Já falaram para mim: "Nossa, você devia muito fazer plástica no nariz. Seu nariz é horroroso." Daí eu: "Ai, brigada!". (Risos)
Camila - E meu: "Joelho de Porco!" (Risos)
Vic - Eu encaro assim: eu acho que eu tenho, por uma questão de tamanho também, menos que a Cami. Eu nunca moderei comentário porque eu não tenho paciência nenhuma. Então, eu faço o contrário: o meu é aberto e aí se tem alguma coisa absurda eu apago depois. E as vezes as próprias leitoras já defendem. Todos os comentários chegam no meu email. Que, para mim, é o jeito de conseguir ler todos. Então, as vezes eu deleto do meu email só para não ver ou eu encaminho para a Athena (Savucci, assistente da Vic) xingando a pessoa, tudo o que eu queria responder para a pessoa e não posso. Daí a Athena responde rindo. Apesar de eu achar que faz parte, eu não consigo entender como a gente corre tanto o dia inteiro, não tem tempo para nada, e essa pessoa tem tanto tempo disponível que ela se presta a espalhar o mal. Eu sou muito a favor da gente espalhar o bem, incentivar as pessoas para o bem. Eu acho que se eu não gosto de uma coisa, eu fico quieta. Eu não fico falando "Aff, Credo, isso é horrível..." Mas é uma questão de postura, né?
Camila - Eu acho legal quando tem uma crítica mais construtiva. E eu acho que a gente não sofre muito dessa crítica (muito pesada). É mais suave. E aí quando tem alguma, você responde com bom humor e a pessoa desarma totalmente. Então, acaba que você vai educando os comentários.
Vic - E as construtivas são muito boas. O que é uma grande vantagem do blog é justamente esse diálogo. Para muitas das coisas que eu fui começando ou deixando de fazer no blog, (o comentário da leitora) foi um termômetro.
Camila - Não tem como ter blog sem comentário. Eu não imagino.
Vic - Na Vogue eu não sei nada. Eu escrevo, parece que eu estou escrevendo matérias para... tipo... a gente quase não tem feed back. E no blog, qualquer coisa que eu posto, todo dia, tem! Por mais que a porcentagem tenha caído, porque cresceu o instagram, mas eu acho muito legal... fundamental.
As criadoras do @diadebeaute e do @garotasestupidas nos bastidores do encontro
Camila - Essa janela que abriu de comunicação direta não tem como fechar mais. Ela tem como mudar e evoluir dentro disso. Por isso que os comentários são tão importantes, porque você vai sentindo as ondas. Nesses 8 anos de blog, eu já vi: quando eu comecei, era o blog (que tinha mais peso) aí depois começou a Camila a ficar interessante também, aí começaram as blogueiras que tem o instagram como principal e agora as youtubers. E eu acho incrível muita gente querer ser blogueira porque eu acho que cada vez mais no mundo as pessoas vão trabalhar com o que amam, é uma tendência de mercado. Porque, cada vez mais, a qualidade de vida está ficando acima da remuneração. E como é uma coisa que é de graça, não precisa de um investimento para fazer, deixa livre a imaginação. O legal é você entrar no mercado com ideias frescas e isso te diferencia.
Vic - Uma coisa que eu vejo muito acontecer, que é a única que me preocupa, eu concordo com tudo que a Cami falou, e é até um pouco culpa nossa... é que, é óbvio que se você entra no nosso instagram, o que tem? Só as partes boas. Ninguém fica reclamando no instagram. Ninguém sofre no instagram. O que a pessoa vê é só um pedaço do nosso trabalho, um pedaço maravilhoso, mas não é só isso... Então, eu acho que muita gente começou a fazer blog porque elas queriam ganhar jabá e ir em evento...
Camila - E ser famosa...
Vic - E ser famosa. Daí eu acho que é uma questão do que você quer. Porque aí a pessoa fala "Nossa, mas tem que trabalhar muito!!!" Aí você fala "É! Tem que trabalhar muito!"
O que é esse trabalhar muito? O que é a parte que não é glamour?
Vic (para Camila) - Ah, Que hora que é meu vôo amanhã? 6h40.
Camila - Quando eu comecei eu pensei "Ah, eu quero me divertir!". Só que, quando começa a virar um bussness, tem muitas funções. Então, chegou um momento que eu fazia tudo sozinha, emitia nota fiscal sozinha, tive que abrir empresa, fazer comercial, tudo sozinha.. E aí, com o tempo, você começa a delegar. Mas, hoje em dia eu tenho muitas outras coisas para pensar... Você dorme e acorda pensando no blog porque você vive aquilo. É tudo em primeira pessoa. Você tá sempre planejando, pensando coisas novas. Esses dias em que a gente passou fazendo o reality (#camievictakepe) foram super divertidos, mas foram super cansativos também.
Vic - Todos 3, né? (#camievictakeparis, #camievictakelondon e #camievictakepe). Esse talvez tenha sido o mais tranquilo no sentido de que quando a gente tá cobrindo semana de moda, existe uma coisa acontecendo e a gente tem que ir acompanhando. E correr atrás e as vezes a gente fala "Ai, meu Deus, a gente não foi nisso e nisso. Isso era legal." Então, tem essa tensão extra que a gente fazendo aqui o roteiro que a gente mesmo criou isso faz toda diferença. Mas mesmo assim, né? A gente quer também produzir o máximo de conteúdo que puder. Qualquer coisa que você faça por conta própria, qualquer empreendedor vai falar isso, você nunca não está trabalhando. Você tem que ser muito organizado. Minha vida mudou muito quando eu me mudei para Londres porque quando eu morava aqui no Brasil eu trabalhava na redação, eu tinha uma rotina, eu ia para a redação todo dia. Era uma loucura? Era. Porque trabalhar na Vogue não é brincadeira. Mesmo. Mas hoje em dia eu tenho muito mais flexibilidade porque em Londres eu trabalho na minha casa, só que eu tenho que ser 15x mais organizada. Você é sua própria chefe. Embora eu ainda tenha chefes na Vogue, tenha prazos... Mas aí você fala "Ai, preguiça de fazer blog hoje... Não vou fazer!" Aí as pessoas falam "Pô, meu, esse blog tá desatualizado". Você tem um compromisso.
E como ficam os maridos?
Vic - O meu fala "Você não postou nada no instagram hoje". Ele fica monitorando. Quando eu tenho viagem, especialmente agora morando em Londres que é tudo bem mais perto, aí as vezes meu marido me encontra no fim de semana. A gente consegue conciliar.
Camila - Algumas viagens dá para o marido ir. E é ótimo quando dá para ir.
E dicas para quem é ou quer ser blogueira?
Vic - Cada vez mais ou blogs vão ser muito muito profissionais. Você realmente tem que fazer um esforço editorial, pesquisar referências, pensar em seções, nas coisas que você quer falar. Tem que ter ali um ponto de vista. Ponto de vista é a palavra.
Camila - O passo primário de todos é falar de algo que você goste. Porque você vai ver muito essa coisa, toda hora e vai ter que pensar muito nela. Depois arrumar a sua linguagem própria. Ter um jeito próprio de comunicar. Você pode ter inspirações. Todo mundo tem. Mas ser o mais original possível. E também, para o online estar legal, o offline tem que estar muito incrível. Porque você tem que viver as experiências, conhecer as pessoas. Informação está em todo lugar. Não é só ficar em casa.
Vic - Tudo é notícia, as coisas estão acontecendo toda hora e você aprende a ficar muito ligado. E os seus hobbys passam a virar também trabalho. Meu hobby é ler revista, bom é trabalho. Mas é meu hobby e sempre foi. Sempre gostei. Por isso que eu falo que você está sempre trabalhando. porque é algo que você gosta.
Camila - As vezes perguntam 'Qual a coisa que você não gosta no seu trabalho?'. A coisa que eu acho mais difícil é isso, você trabalha demais, não sabe a hora de parar. Tá tudo muito misturado.
Vic - E hoje em dia tem tanta informação no mundo. Antigamente, eu entrava muito mais em blog do que eu entro hoje. E um dia você pára e fala 'Meu, hoje eu quero ficar só navegando na internet'. Você pode passar uma semana navegando na internet que você não vai ler tudo porque tem muita coisa. Então, até isso: você saber os sites que você gosta de entrar, os blogs que você gosta de ler, isso tudo é um trabalho até de você refinar o seu gosto para repassar aquilo para os seus leitores.
Camila - Só para terminar essas dicas para quem quer criar blog: Você saber que tipo de conteúdo que você vai colocar em cada lugar. O conteúdo do instagram é totalmente diferente do conteúdo do face, que é totalmente diferente do conteúdo do blog e do youtube. Cada rede social tem um jeito e isso é importante saber.
Vic - Uma dica muito boa para quem quer ser blogueira ou trabalhar na Vogue é não querer começar já sendo super señors e fazendo o trabalho mais legal. Tem que passar perrengue. Passar perrengue é justamente o jeito de você mostrar para os superiores que você não está de brincadeira. Eu já fiz cada coisa, menina. A gente fez uma vez um editorial na RG que a capa era a Carolina Dieckman. Em uma das fotos tinham dois coelhos gigantes de pelúcia que eram pessoas dentro. E aí eu tive que ser um dos coelhos. E a gente tinha que abraçar a Carolina Dieckman. Juro por Deus! E, nessa época, eu já era editora de moda e beleza da RG. Eu tava acompanhando a foto e alguém fala 'Meu, você vai ter que se vestir de coelho gigante' aí você fala 'Ai, não! Não vou!'? Não. Você tem que fazer. Essas coisas fazem muito parte. No trabalho, vão ter coisas que você gosta mais e coisas que você gosta menos. A medida que você vai crescendo na carreira, você vai podendo escolher. Mas é óbvio que as vezes você vai ter que fazer e aí não dá para falar 'Ai, não, eu já passei dessa fase. Não vou...Não vou cobrir festa. Ficar tirando foto de famoso em festa...' Coisa que eu já fiz muito. Eu era assessorista Gisele Bünchen também. Na época que ela desfilava no Rio e eu era do Chic. Por 3 anos eu fiquei 6 temporadas plantada no camarim da Gisele e cada hora eu tinha que conseguir alguma coisa.
E uma coisa legal é você sempre ter desejos e coisas que você quer. Se não, perde muito a graça. Tem que ter essa humildade. E não chegar 'Bom, agora eu sou super conhecida, se a Chanel não me quiser, eu também não queria mesmo'. Não! Você tem que falar 'Eu quero muito ver o desfile da Chanel! Vamos batalhar por isso.'
(Continua no próximo post!)
Eu e as blogueiras no encontro do Shopping RioMar
Esse encontro deve ter sido maravilhoso!
ResponderExcluirbeijos,
Adri e Claudinha
http://www.unhasebocas.blogspot.com.br
Instagram : @blogunhasebocas
https://www.facebook.com/pages/Unhasbocas/477832645611169?fref=ts